Blog Vencer Leitura

5 Dicas para melhorar suas habilidades de interpretação e análise crítica

Uma interpretação textual de qualidade é condição necessária (porém, não suficiente) para que a informação possa ser captada e transmitida. Interpretação de texto talvez seja um termo muito simples para definir tamanha importância dessa atividade.

A análise crítica de uma leitura deve ser o principal fator para que possamos aumentar a qualidade da informação armazenada e, quando necessário, recuperá-la com mais precisão. Ou seja, quanto maior o entendimento do texto, mais fácil o processo de memorização.

Assim sendo, não é necessário discorrer sobre a importância da interpretação do que se lê, pois este tema já está pacificado. Vamos direto ao que interessa:

Como melhorar a minha capacidade de interpretação e análise crítica?

Primeiramente, deve-se ter em mente que interpretação demanda foco e concentração, ou seja, uma leitura integral, de qualidade superior. Ciente disto, podemos mencionar as principais técnicas possíveis de serem executadas durante e após as leituras.

Parafrasear

Refazer parágrafos, trechos ou até todo o texto substituindo palavras e expressões originais por novas que fazem mais sentido para você, porém, sem perder a ideia central do autor e respeitando a estrutura original do texto.

Vocabulário

Deparar-se com uma série de palavras desconhecidas diminui automaticamente a capacidade de interpretação. Contudo, não há atalhos ou mágicas para aumentar o vocabulário. É necessário ler diferentes gêneros textuais (entre textos técnicos e literários), bem como todas as possíveis formas de conteúdo: livros, artigos científicos, matérias e colunas jornalísticas, revistas, entre outros. A prática aumenta o vocabulário e também habitua o leitor a diferentes estruturas textuais, promovendo assim maior capacidade crítica e analítica.

Fonte/Autor

Todo material de leitura foi escrito por alguém: jornalista, escritor, influencer, seja representando a si próprio ou uma empresa/instituição. Portanto, sempre haverá um viés ideológico, cultural, entre outros.

Inconsciente ou conscientemente, o escritor transfere seus vieses para sua escrita e isso é perfeitamente comum e faz parte do processo natural. Porém, para uma boa análise crítica é necessário que o leitor saiba quem é o(a) escritor(a), qual o intuito do mesmo na escrita do material, o motivo e para quem aquele material foi escrito.

Releitura

Uma técnica possível é realizar uma primeira leitura de contato, passando os olhos superficialmente e de forma rápida sobre todo o texto (técnica conhecida como skimming) a fim de localizar as informações principais do texto e a ideia central.

Após esse processo, mesmo que não tenha absorvido detalhes, você já consegue dizer sobre o que se trata e então pode realizar uma segunda leitura com o objetivo de capturar os detalhes que ficaram para trás. E então, nessa segunda leitura, pode ser aplicada a próxima dica.

Marca-texto

Marque o texto, circule palavras-chave ou grife de alguma forma as frases que definem melhor aquilo que você está lendo. Utilize canetas marca-texto, ou até os recursos de marcação disponíveis nos leitores digitais mais comuns (PDF e Kindle, ambos possuem esses recursos).

Em alguns casos anotações e comentários próprios são bem vindos, assim você estará explicando com suas palavras e de forma resumida o que está escrito. Vale lembrar que a maior parte das cores estimula o cérebro e tem relação direta com o rendimento da leitura, aprendizado e compreensão.

Sendo assim, considere utilizar marca-textos nas cores vermelho, verde, azul e lilás.

Como melhorar verdadeiramente a análise crítica

Bem, como se sabe, ler bem já não é mais uma habilidade básica, mas uma capacidade indispensável para qualquer pessoa e o apanhado das técnicas apresentado, pode ajudar a desenvolver sua interpretação e análise, porém, não são o suprassumo das técnicas, considerando que você pode transformar a mecânica da sua leitura.

A maioria dos artifícios apresentados demandam tempo e muitas vezes, retrabalho, o que pode tornar sua jornada na leitura extremamente maçante e mais longa do que gostaria.

A atual mecânica de leitura, a fonológica, contribui para o baixo nível de interpretação, considerando que não basta apenas o leitor possuir um excelente nível cultural ou um vasto vocabulário, que automaticamente já irá propiciar uma análise interpretativa de nível desejável, pois há outros elementos envolvidos.

Como já citado, antes de mais nada é necessário foco e concentração, pilares para o sucesso na leitura.

Diante disso, como último recurso para obter o êxito desejável na leitura, a reeducação da mecânica fonética para a grafêmica ou o mais próximo possível desta, é o mais indicado, pois propõe o aperfeiçoamento do foco, da concentração, da capacidade de análise e da retenção, a partir da eliminação de vícios na leitura, como: divagações, sonolência, incômodos com ruídos externos, pouca agilidade, entre outros.

Então, se você chegou até aqui, está constatando que ler bem exige muito empenho e as técnicas básicas apresentadas ajudam nesse processo, mas, não são as mais eficazes e podem não ser as mais prazerosas também.

É somente através da evolução da forma com que seu cérebro recepciona as palavras (graficamente), é que você poderá desfrutar de uma leitura completa com muita qualidade.

Afinal, LER BEM com foco, concentração, interpretação, análise, síntese, retenção e ainda com agilidade, é o que todo leitor deseja, não é mesmo?

Compartilhe esse post