Blog Vencer Leitura

5 Razões para iniciar hoje mesmo a criar o hábito de leitura

Estamos numa era em que para nos inserir no mundo profissional devemos possuir boa formação cultural e muita informação.

Nada melhor para obtê-las do que sendo leitor assíduo, pois quem pratica a leitura está fazendo o mesmo com a consciência, o raciocínio e a visão crítica.

A leitura na maior parte das vezes está relacionada com a decifração dos códigos linguísticos e sua aprendizagem.

No entanto, não podemos deixar de levar em consideração o processo de formação social deste indivíduo, suas capacidades, sua cultura política e social.

É possível definir de uma forma bem simples e objetiva o que é ler, mostrando que este ato não é simplesmente um aprendizado qualquer, e sim uma conquista de autonomia, que permite a ampliação dos nossos horizontes.

O leitor passa a entender melhor o seu universo, rompendo assim as barreiras, deixando a passividade de lado, encarando melhor a face da realidade. Dentro de toda uma sociedade, de uma cultura, não podemos nos esquecer, que a peça fundamental de todo este processo, primeiramente, somos nós.

Ler também faz parte de um contexto pessoal. Temos que valorizá-lo para podermos ir além. Além de tudo o que se pode simplesmente ler, ir até onde nossa imaginação possa ser capaz de nos levar.

A leitura tem a capacidade de influenciar nossa maneira de agir, de pensar e até mesmo de falar.

Com a prática da leitura tudo isso é expresso de forma clara e objetiva e, certamente, as pessoas que não possuem o hábito de ler ficam presas a gestos e formas rudimentares de comunicação.

Tudo isso é comprovado por meio de pesquisas, as quais revelam que na maioria dos casos, pessoas com ativa participação no mundo das palavras possuem um bom acervo léxico e, por isso mesmo, entram mais fácil no mercado de trabalho, ocupando cargos gerenciais e de diretoria.

A leitura transcende a descodificação, pois, para compreender um texto, é preciso que o leitor, em todas as etapas de seu processamento, faça uma adaptação de seus procedimentos cognitivos (atenção, retenção, evocação, integração, previsão, comparação e raciocínio) às características do texto, com o fim de reconstruir o significado, segundo seus objetivos e propósitos.

Trata-se de uma atividade cujo sucesso requer o uso de estratégias diversificadas.

Porque ler é importante

Falar sobre diversos assuntos

Ao ler com frequência, você passa a ampliar seu conhecimento sobre diversos tipos de conteúdo, desde fatos reais até histórias de ficção.

Com isso, você expande sua capacidade de compreensão e se torna capaz de trazer assuntos diferentes para as conversas cotidianas, o que provavelmente fará com que se sinta mais criativo e participativo.

Encontrar empregos melhores

Com um conhecimento mais amplo sobre diversos assuntos, você terá mais chance de ser bem-sucedido com as oportunidades de emprego.

Uma pessoa culta que mostra ter vontade de se manter aprendendo constantemente tem mais chances de se destacar entre os candidatos a uma vaga, conquistando os profissionais de recrutamento e seleção.

Melhorar a memória e concentração

Quantos mais livros você ler, maior será sua compreensão. Ao entender a importância de um assunto e o motivo pelo qual ele é importante, você se lembrará dele com mais clareza, fazendo com que sua memória seja aprimorada.

Aprimorar a capacidade de aprendizado e vocabulário

Se você costuma ser desatento ao realizar suas tarefas, passar a ler mais pode ajudar. Seu interesse por assuntos diversos aumentará e você se sentirá mais motivado a procurar por novas informações, aprimorando seu aprendizado.

Muitas palavras novas surgem com a leitura e procurando os seus respectivos sentidos e significados, aprimora-se o repertório de palavras, e, portanto, o seu vocabulário fica mais rico e seletivo. Imagine quantas palavras novas por ano você pode aprender?

Diminuir o estresse

Realizar diversas tarefas ao mesmo tempo devido à falta de atenção é uma atitude estressante, principalmente porque essas atividades fragmentadas normalmente são concluídas de maneira incompleta e inadequada.

Como a leitura aumentará o seu foco, você deixará esse hábito de lado, fazendo com que você se sinta mais relaxado por ter mais concentração, assim como acontece na meditação.

Como criar o hábito de leitura

Para adquirir o hábito de ler, deve-se avançar gradualmente, em vez de logo escolher um livro clássico, composto por inúmeras páginas. Comece lendo aquilo que mais o agrada.

Se você é uma pessoa que gosta de esportes, procure cadernos esportivos em jornais, revistas especializadas, biografias sobre grandes nomes e textos em geral que tratem do assunto.

O mesmo se aplica a cinema, turismo, curiosidades etc., qualquer tema é válido para abrir as portas à leitura.

E mesmo assim, se você encontrar alguma dificuldade para adquirir o bom hábito da leitura porque não concentra, tem dificuldades em compreender ou absorver o conteúdo lido, o que pode tornar sua leitura extremamente maçante, não pense que é o fim da linha, pois é possível eliminar esses problemas e ainda potencializar suas habilidades de leitura.

A Vencer, através de um método de reeducação da mecânica de leitura próprio, proporciona o aperfeiçoamento da concentração, da compreensão, da retenção e da velocidade, isso é Leitura Integral. LER – Ler, Entender e Reter é o supra sumo para quem deseja fazer da leitura seu principal hobby e, principalmente, fonte de informação e conhecimento.

Compartilhe esse post