Blog Vencer Leitura

A diferença entre compreensão e interpretação de texto

Você já parou para pensar em como a nossa visão de mundo e de ser, acaba impactando na relação com a leitura? Já pensou que sem conhecimentos prévios e sem memória afetaria nossa compreensão textual?

Já sabemos que o ato da leitura necessita das funções cognitivas (atenção, memória, linguagem, entre outros) nos permitindo fazer o processamento do material lido. Mas a leitura não é apenas o ato de reconhecimento de palavras, e sim realizar a compreensão textual, bem como extrair informações e interpretar o conteúdo que está sendo lido.

Neste ponto, devemos nos atentar para a diferença entre compreensão e interpretação do texto, pois algumas vezes esses dois conceitos são usados, equivocadamente, como sinônimos.

Compreensão de Texto

É a decodificação do código linguístico, ou seja, entender a mensagem referente ao universo interno do texto. Extrair as informações que estão contidas explicitamente no material lido.

Para realizar a compreensão de texto de forma adequada e eficiente, é preciso analisar certos aspectos: pontuação, palavras-chaves, análise sintática.

Por isso que o conhecimento de gramática e o hábito de ler é tão importante, para que a fluência na leitura se torne cada vez mais evidente!

Interpretação de Texto

A partir da compreensão, a interpretação refere-se à mensagem que está para além do texto. Extrair o sentido da mensagem textual e realizar conclusões, tem relação com a ordem semântica do texto.

Essas conclusões a partir do texto, que ocorrem na interpretação, depende muito da ativação de conhecimento prévio, nosso entendimento de mundo.

A partir de uma conexão de ideias, é necessário elaborar as inferências no momento da leitura, porém devem estar sempre em conexão com o que é dito no conteúdo. E é nítido que não acontecem de forma isolada.

Ao passo que a compreensão está encarregando-se do reconhecimento e extração do significado das palavras/frases impressas no texto, posteriormente a interpretação vai em direção à descrição semântica do conteúdo global do discurso.

Por isso que a leitura é um processo cognitivo de alto nível. Ao mesmo tempo que estimula também exige a capacidade de realizar inferências, as habilidades de memória, as habilidades linguísticas gerais, a visão de ser e de mundo, realizar reflexões e a desenvolver o senso crítico.

Hora do Exercício

(UERJ – 2016/1)

Em um mundo marcado por conflitos em diferentes regiões, as operações de manutenção da paz das Nações Unidas são a expressão mais visível do compromisso solidário da comunidade internacional com a promoção da paz e da segurança.

Embora não estejam expressamente mencionadas na Carta da ONU, elas funcionam como instrumento para assegurar a presença dessa organização em áreas conflagradas, de modo a incentivar as partes em conflito a superar suas disputas por meio pacífico – razão pela qual não devem ser vistas como forma de intervenção armada.

Historicamente, o Brasil envia soldados para participar de operações de paz. Em 2004, foi criada pelo Conselho de Segurança da ONU a Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah).

De acordo com o texto, essa missão foi criada para:

a) restabelecer a segurança e normalidade institucional do Haiti após sucessivos episódios de turbulência política e de violência, que marcaram esse país no início do século XXI.

b) atacar os garimpos ilegais de diamantes no interior do Haiti, que usavam mão de obra infantil nas minas onde esse minério é encontrado.

c) combater o narcotráfico comandado pelo Cartel de Medelin, que a partir do Haiti distribuía drogas para todos os países da América Latina.

d) acabar com os problemas ambientais crônicos no Haiti, pois esse país era o principal responsável pela poluição ambiental no Caribe.

e) extinguir a rede de trabalho escravo existente no Haiti, que utilizava esse tipo de mão de obra nas plantações de soja e trigo.

Alternativa correta:

a) restabelecer a segurança e normalidade institucional do Haiti após sucessivos episódios de turbulência política e de violência, que marcaram esse país no início do século XXI.

Então, leia muito, pois aumentando sua capacidade de compreensão, melhorando seu vocabulário e habilidades de análise e síntese sobre os mais variados conteúdos, irá, por consequência, potencializar seu nível de interpretação.

E se você possui alguma dificuldade ou certa resistência ao hábito da leitura, venha conhecer a Vencer Leitura e saber como ela pode te ajudar a se transformar em um super leitor!

Compartilhe esse post